Aloimune • Imunologia da Reprodução

71 3235-0958 • 99197-8344

Espaço Científico

Encontre conteúdos relacionados à área de Medicina Fetal, Imunologia da Reprodução e assuntos ligados a área de fertilidade em geral.
Home » Espaço Científico
Compartilhe:
ciclos-fiv

11 de setembro de 2015

Vacina melhora ciclos de FIV

Clin Exp Obstet Gynecol. 2005;32(1):21-2.

Lymphocyte immunotherapy can improve pregnancy outcome following embryo transfer (ET) in patients failing to conceive after two previous ET.

(Imunoterapia com linfócito pode melhorar resultado de gravidez após transferência de embrião em pacientes com perdas recorrentes após duas transferências prévias)

Check JH, Liss JR, Check ML, Diantonio A, Duroseau M.

The University of Medicine and Dentistry of New Jersey Robert Wood Johnson Medical School at Camden, Cooper Hospital/University Medical Center, Department of Obstetrics and Gynecology, USA.

OBJETIVO
O objetivo deste estudo foi avaliar em que medida a Imunoterapia com linfócitos pode melhorar o resultado de fertilização em mulheres submetidas à transferência do embrião, com histórico prévio de duas perdas após tal procedimento.

MÉTODOS
Foram selecionadas mulheres com perdas durante dois ciclos anteriores de transferência de embriões em um centro de Fertilização in vitro (FIV) e de outros centros, independentemente de fracasso prévio, às quais foi oferecida a Imunoterapia com linfócitos. Este grupo foi comparado com mulheres também submetidas à transferência de embriões, às quais não foi administrado o linfócito. Os critérios de seleção consideraram também mulheres que nunca antes haviam feito uso dessa alternativa de tratamento, além dos parâmetros de faixa etária, número prévio de fracassos gestacionais, tipo de embrião transferido (fresco ou congelado) e nível laboratorial do Hormônio Folículo Estimulante (FSH).
Os índices obtidos de gravidez clínica e de gravidez viável chegaram respectivamente a 70.3% e 51.3% para o grupo tratado com Imunoterapia com linfócitos, enquanto no grupo-controle, que não utilizou a terapêutica, os resultados foram 45.9% e 16.2%.

CONCLUSÕES
A Imunoterapia com linfócitos pode ajudar a melhorar os resultados obtidos com a transferência de embriões em mulheres com história de fracassos prévios. Os dados deste estudo devem encorajar um estudo multicêntrico mais aprofundado acerca do potencial desta modalidade de tratamento em mulheres com dificuldades para levar as gestações a termo em programas de fertilização assistida.

Instagram
AV. Anita Garibaldi, nº 1555, Sala 105 - Centro Médico Garibaldi
CEP 40210-902, Salvador, Bahia
Telefax 71 3235-0958 / 99197-8344
Email: aloimune@aloimune.com.br
Responsável Técnico - Dr. Manoel Sarno - CREMEB - 13410
© Todos os direitos reservados - 2015 - CREMEB: 13410
Leadone