Resumo
Revista: J Hypertens Hum. Publicado em abril de 2012 Apr; capítulo 26 (4): páginas 259-67.
Forte associação do polimorfismo do gene C677T da enzima metilenotetrahidrofolato redutase com hipertensão e hipertensão na gravidez: uma meta-análise.
Niu WQ, você YG, Qi Y.
Laboratório Principal de Genômica Médica, Shanghai Laboratório Principal de Biologia Vascular e do Departamento de Hipertensão Arterial, Ruijin Hospital, Shanghai Jiao Tong University School of Medicine, Shanghai, China. niuwenquan@yahoo.cn
As tentativas de associar o polimorfismo do gene C677T da metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) com hipertensão têm sido extensivamente avaliados, principalmente em caucasianos. Por este motivo, foi publicada meta-análise deste polimorfismo em associação com a hipertensão e hipertensão na gravidez entre os indivíduos chineses. Um modelo de efeitos aleatórios foi aplicada independentemente do estudo entre heterogeneidade, que foi avaliada por subgrupo e de regressão meta-análises. A qualidade dos estudos foi avaliada em duplicata. O viés de publicação foi avaliado por meio do teste de Egger. Os dados sobre 20 estudos qualif icados, totalizando 4461 indivíduos chineses foram meta-análise. Em geral os portadores de 677T ou 677TT tiveram consistentemente um risco significativamente maior de desenvolver hipertensão e hipertensão na gravidez. Nenhuma heterogeneidade entre os estudos foi identificada para os modelos genéticos, com exceção para o contraste do alelo 677T contra 677C em estudos que avaliaram associação com hipertensão (P = 0,03), e com hipertensão na gestação (P = 0,025). Nossos resultados demonstram que portadores de 677T ou 677TT apresentaram risco significativamente maior de desenvolver hipertensão e hipertensão na gestação, mas indicou cautela na interpretação desse resultado.