Professor Doutor Manoel Sarno fala da relação entre Microcefalia e Zika vírus

Prof. Dr. Manoel Sarno
Professor Adjunto de Obstetrícia da UFBA / Professor da Caliper Escola de Imagem / Médico Ultrassonografista do Hospital Geral Roberto Santos – Secretaria de Saúde da Bahia

Estamos vivendo um momento muito delicado de aumento dos casos de Microcefalia no Nordeste. Estou vendo estes casos desde agosto nos dois serviços de Medicina Fetal em que sou responsável, na Maternidade Climerio de Oliveira e no Hospital Roberto Santos, além da Caliper Escola de Imagem. Comentei com alguns colegas sobre a frequência destes casos com a infecção por Zika, mas não sabíamos se era uma coincidência ou algo real. Por isto montamos um projeto de pesquisa que está aguardando aprovação do Comitê de Ética para iniciarmos a coleta de dados. Hoje sabemos que os indícios são muito fortes da associação das duas doenças. Precisamos ter calma e saber orientar bem a população. Temos que ter mais seriedade no combate ao Aedes aegypti e este não é um papel apenas do governo, mas também do cidadão comum. Deixar água parada é crime. Individualmente, as gestantes podem usar um repelente natural com Citronela, assim como plantar a Citronela em casa.

Usar roupas protegidas também é uma medida que pode ser adotada. Estamos seguindo os casos com sintomas de Zika durante a gestação, mas precisamos colher os exames na fase inicial da doença. Estamos a disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.